A diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos municípios sob jurisdição do 26º Cartório Eleitoral já tem data marcada. O evento será realizado no dia 12 de dezembro, às 9h, no Auditório do Fórum da Comarca de Ponte Alta do Tocantins.
A cerimônia oficializa os mandatos dos representantes eleitos para o Poder Executivo e Legislativo de Ponte Alta do Tocantins, Pindorama do Tocantins e Mateiros, que assumirão o mandato para o período de 2025 a 2028. O processo eleitoral foi concluído em 6 de outubro deste ano.
Por Ponte Alta, Kedson Alves, do PP, será diplomado como prefeito eleito após obter 1.992 votos, correspondendo a 42,05% dos votos válidos. Kedson, de 44 anos, é casado, possui ensino médio completo e atua como empresário na cidade. O vice-prefeito eleito, Rodrigo Alves Jr., do AGIR, tem 39 anos e integra a chapa vencedora.
A eleição em Ponte Alta foi marcada por uma das disputas mais acirradas do período. Apesar da presença de quatro candidatos na corrida, Kedson Alves consolidou sua vitória com uma vantagem significativa, refletindo o desejo de renovação que era amplamente perceptível entre os eleitores do município.
Kedson Alves em entrevista ao nosso portal, destaca o sentimento de gratidão que permeia esse momento. "Quero agradecer, primeiramente, a Deus, que nos iluminou e nos guiou até aqui. Estamos hoje próximos da diplomação, que nos confere o direito de representar o município. Gostaria de expressar minha gratidão à minha família, que esteve ao meu lado em todos os momentos, e a todas as pessoas que confiaram no meu trabalho, depositando em mim o seu voto de confiança. Acredito que 2025 será um ano diferente, um ano abençoado, e fé que possamos trabalhar pelo nosso município e pelos munícipes da melhor forma possível. Minha mensagem é de gratidão: agradeço por estarmos com saúde, cheios de energia e preparados para lutar pela nossa comunidade."
Además, reafirma o seu compromisso assumido com a comunidade. "Desejo que possamos cumprir nossa missão com dignidade e com o menor número de erros possível, pois não somos perfeitos. Cometemos enganos, mas tenho fé e esperança de que possamos fazer o melhor por Ponte Alta do Tocantins, cuidando da comunidade, da saúde, da educação, da infraestrutura, da assistência social e promovendo o turismo em nossa região, sempre incentivando e valorizando a cultura local."
A chapa vitoriosa, intitulada "A Esperança da Mudança", foi composta pelos partidos PP e AGIR.
De Mateiros, será diplomado Jesy Vieira, do AGIR, eleito com 1.198 votos, o equivalente a 65,68% dos votos válidos. Jesy, de 50 anos, é casado, possui ensino médio completo e atua como empresário na região.
Durante entrevista ao portal, Jesy enfatizou o significado deste momento na sua trajetória política.
“É com um profundo senso de responsabilidade e gratidão que recebo essa diplomação. Este é um momento de coroação de todo o trabalho, da confiança da comunidade e da convicção de que juntos podemos construir um futuro melhor para Mateiros”, destacou.
Faltando menos de 30 dias para o início da gestão, ele reforçou seu compromisso com a população: “Estamos prestes a iniciar uma nova jornada, guiada pelo compromisso de servir ao povo com transparência, dedicação e respeito. Conto com cada um de vocês para transformar Mateiros em um lugar de mais oportunidades e qualidade de vida para todos.”
E, prestes a iniciar seu segundo mandato em Pindorama, o prefeito reeleito Dr. Thiago Tapajós reforça sua dedicação à continuidade do trabalho pela comunidade. Será diplomado após obter 2.070 votos, o equivalente a 63,21% dos votos válidos. Médico de 37 anos, Dr. Thiago, terá como vice Silvo Gás do Republicanos, de 64 anos. A coligação “Pindorama no Rumo Certo” incluiu os partidos PP, Republicanos e União Brasil.
A diplomação é um ato formal da Justiça Eleitoral que atesta a legitimidade dos eleitos para tomarem posse nos respectivos cargos. Os diplomas entregues durante a cerimônia são assinados pelas autoridades competentes e simbolizam o encerramento do processo eleitoral.
Caso o prefeito eleito não seja diplomado até a data de posse, o presidente da Câmara Municipal assumirá o cargo interinamente até que o problema seja resolvido ou novas eleições sejam realizadas.
Sob a presidência do Juiz Dr. Jorge Amâncio de Oliveira, a cerimônia será conduzida pela 26ª Zona Eleitoral. Segundo informações do cartório eleitoral, a ordem de diplomação dos municípios ainda não estava definida até o fechamento desta matéria.
O evento é de grande relevância para a democracia, reunindo autoridades, familiares e a comunidade local para celebrar a oficialização dos mandatos e o início de uma nova etapa administrativa nos três municípios.
Mín. 22° Máx. 30°